quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Educação Infantil: algumas sugestões de Temas e Atividades

Maternal




Algumas atividades práticas
Por: Raylene Rêgo


Compondo a cena
Compondo a história
Identificando gravuras
Saquinhos de cheiro feito com tnt algodão e vários aromas.
Bolinhas de cheirinho feito com meia calça
Caixa surpresa, encapada e com um buraco para caber a mãozinha do bebê.
móbile das letras
móbiles das crianças (foto de cada criança)
Abrir uma caixa de papelão e fazer uma casa, ou um carro, cenário para fantoche e dedoches
Varal das sensações (Exposição de ásperos, lisos, macio)
Varal de leitura (Grvuras, letras iniciais dos nomes das crianças)
Baús e Cestos dos tesouros (coroas de cartolinas, varinhas, colares de canudo, capa, fantasias, etc;
Espelho na sala para que as crianças se olherm.
Bandinha reciclada: Chocalhos com garrafa pet, copinho de danone ou semelhantes para que as crianças percebam diferentes sons; latas de leite e nescau.

Ciências: Incentivar e estimular de forma gradativa e paciente o Controle dos esfincteres; Incentivar e estimular a criança para o uso da escova após o lanche e consequentemente após cada refeição; Incentivar e estimular o ato de alimentar-se sozinho; Incentivar e estimular a identificação do próprio corpo (nomeando as partes). Fazendo uso de brincadeiras,bonecos e músicas; Respiração: Soprar vela, pedacinhos de folha de papel, etc.

Coordenação motora e visomotora x percepção: encaixe e desencaixe; manuseio com massinhas e argila.Punção: utilizar lápis de cor para realizar movimentos de peefuração em desenhos sob isopor.Garatuja: com lápis de cor, giz de cera,pincel; pitura; rasgar e amassar papel papel; garatujas e rabiscos livres; Explorando o ambiente escolar e o entorno da escola por meio de observação.

Desenvolvimento Social: Socialização: Balão de aniversário e bola comum para brincar de passa e repassa.


Linguagem: Recado (incentivo da fala e ordenação das palvras;conversa informal; reconto, múscias inafantis, et.)


Matemática:
Apresentação das cores; Formas; Linhas; tamanhos; espessuras; quantidades; numero e numeral; situação problema.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O MATERNAL I
fonte: http://cantinhoalternativo.blogspot.com

• Manusear livros de histórias ( pano ou de plástico).
• Manusear revista e revistas infantis
• Histórias à vista das gravuras do livro ( histórias pequenas).
• Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches.
• Fazer o reconto das histórias lidas ( professor)
• Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
• Colocar nome no escaninho pessoal, o nome do aluno e mostrar-lhe
• Oferecer canetas, lápis colorido, giz de cera e deixa-la rabiscar livremente.
• Cantar ou recitar parlendas, poesias, músicas ou quadras, dando estímulos para que a criança antecipe ações. EX.: parabéns pra você. Espera-se que a criança bata palmas logo que comece a canção.
• Solicitar à criança que antecipe gestos e ações as atividades de rotina do dia. EX.: Apanhar a lancheira na hora da merenda.
• Ajudar o aluno a identificar objetos e figuras de pessoas conhecidas.
• Trabalhar diariamente os combinados com o apoio dos fantoches.
• Registrar a rotina no quadro.
• Oferecer encartes ou cartão com rótulos de produtos diversos para que a criança identifique.
• Brincar de empilhar caixas vazias de embalagens diversas.
• Recitar parlendas, quadras ou poemas nos deslocamentos feitos na escola.
• Imitar sons e gestos sugeridos por um modelo.
• Soltar objetos dentro de uma caixa.
• Soltar e pegar no ar sem deixar cair pena, algodão, papel picado.
• Empurrar caixas de vários tamanhos com os pés.
• Enfileirar blocos, embalagens, caixas, etc.
• Saltar pequenos obstáculos.
• Bater bola no chão e agarrar em seguida.
• Encaixar blocos


MATERIAIS PARA O MATERNAL

* Jogos diversos de montar e desmontar.
* Jogos de madeira e plásticos desmontáveis.
* Massa de modelar e argila.
* Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc.
* Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc.
* Bolas de diversos tamanhos e cores.
* Casinha de boneca, corda.
* Jogos simples de completar figuras.
* Caixas de papelão de variados tamanhos.
* Quebra cabeça simples.

Atividades com canções - Maternal.









Observação:JOGO ALFABETO MÓVEL - FICHAS PRONTAS - É SÓ IMPRIMIR E RECORTAR. (http://amigasdaedu.blogspot.com)


Os próximos projetos, foram encontrados em:
http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/06/indice-de-projetos.html
São bem interessantes
Projeto Abelhinhas clique aqui para baixar completo.rar


A pasta contém músicas, história em áudio, desenhos, projetos variados montados, atividades e 1 apostila de atividades inéditas criada pelo Espaço Educar.





máscara de abelha

Considero este um momento bastante complicado. Escolas fechadas, medo de contágio, dúvidas e mais dúvidas. Surge a necessidade de abordar o tema com os alunos, seja nas escolas que estão funcionando ou nas que voltarão a funcionar, mais cedo ou mais tarde. Mas, como dizer aos aluninhos da Educação Infantil que devem evitar abraços, beijinhos, apertos de mão? Por isso comecei dizendo que é complicado. Para as crianças, tocar, abraçar, beijar faz parte da convivência. Difícil também para os professores: como rejeitar abraço espontâneo, beijo dos alunos? Aperto de mão dos pais? Como transmitir de forma informativa, sem aterrorizar? Como criar novos hábitos de higiene, cuidados que anteriormente eram apenas saudáveis e agora podem ser a diferença entre a vida e a morte? Em primeiro lugar, informar. Sempre! Espalhar cartazes pela escola, avisar, falar sobre, orientar. Em seguida, tratar em aula, fazer com que os hábitos saiam do discurso e virem realidade.
(cartaz feito pela Profª Sonia Ubeda)

Separar momentos para que lavem as mãos, observar constantemente os gestos, e, infelizmente, ao menos neste momento, reprimir os beijinhos, ensinar a nunca espirrar sobre as pessoas, etc.
(cartaz feito pela Profª Sonia Ubeda)

Complicado, sim, mas precisaremos lidar com isso e nem sabemos até quando. O professor deve ficar atento aos casos de crianças tossindo ou espirrando. Neste momento, a orientação é para que as pessoas com esses sintomas não frequentem a escola.
(cartaz feito pela Profª Sonia Ubeda)


O projeto compõe-se de textos retirados da Revista Nova Escola, power points recebidos por email, imagens retiradas de sites como o SmartKids e atividades confeccionadas pelos professores. Quero destacar aqui as atividades feitas pela querida Sonia Ubeda e agradecer imensamente. Como sempre, ela é nota dez!

Sugestões:

  • Pedir que pesquisem em jornais, revistas, internet sobre a nova gripe;
  • Redações com as conclusões da pesquisa e dizendo o que já sabem ou o que pensam a respeito;
  • Cartazes confeccionados pelos alunos: podem ser cartazes informativos, com letras grandes, avisando do que deve ser evitado, para serem espalhados pela escola ou ainda cartazes informativos, com recortes de notícias de jornais e revistas sobre o que está acontecendo;
  • Exposição de caixas vazias dos medicamentos considerados eficazes ou fotos dos mesmos, seguidas de explicações sobre em que momento se deve tomar o medicamento e a importância de ser receitado por um médico, quais os princípios ativos, como age no organismo etc.
  • Ficha de sondagem para ser preenchida em casa: perguntas para serem respondidas, com os hábitos da família, podem ser de marcar com X, por exemplo: quantas vezes costumam lavar as mãos, por dia? Alguém em casa está apresentando sintomas de gripe ou já apresentou? Como é a alimentação da família? Quantas pessoas estudam? Quantas trabalham e em que ambiente etc;
  • Procurar um filme explicativo na internet, baixá-lo e gravar em dvd, passando para a turma em seguida. Pode haver um momento de discussão sobre o filme, redações, ilustrações etc.
  • É importante realizar com alguma turma um catálogo dos casos mais graves e que terminaram em óbito em todos os países atingidos e principalmente no Brasil. Não é alarmismo, se estamos diante de um vírus para o qual nosso organismo ainda não possui defesas, é bom conscientizar a todos do quanto a prevenção pode ser a maior aliada. Para prevenir, no entanto, é necessário encarar com seriedade. As brincadeiras, inevitavelmente surgem, mas nesse momento é de vital importância que junto com elas, nasça também uma responsabilidade individual pelo projeto, para que a escola e a família sejam beneficiados.
  • É importante deixar máscaras expostas para que as crianças peguem, sintam como funciona e também proporcionar explicações adequadas da indicação do uso, da contra-indicação do uso etc.



Projeto H1N1.rar

Em homenagem a "minha nutricionista amiga" e aos seus bebês!!! Beijinhos!!! Liza




























Atendendo ao seu pedido, Flavinha (NF), amiga querida.
O Projeto Animais postado acima destina-se à Ed. Infantil, porém, as sugestões e as imagens podem ser adaptadas para os outros anos escolares. Abaixo, você tem duas opções para baixar o mesmo arquivo: em pdf para leitura na tela ou rar, para quem gosta de trabalhar imagem a imagem. Em seguida colocaremos mais arquivos para complementar o projeto. Bjos, Liza

Coordenação Motora: Integração articulada de muitas habilidades ou movimentos motores, separados em um único padrão eficiente de movimento; quando o movimento envolve a ação de vários músculos.
Coordenação Motora fina: destreza para exercer atividade de movimento espacialmente pequena, que requer um emprego de força mímina, mas com grande precisão ou velocidade - ou ambos- sendo executada principalmente pelas mãos e dedos, às vezes também pelos pés.
Coordenação dinâmica global (ampla): conjunto de habilidades desempenhadas com o corpo todo buscando a harmonia e o controle de movimentos amplos .
*Fonte: Dicionário da Atividade Física



Clique no link para baixar:

Atenção! Se os links acima não funcionarem, baixe pelo link abaixo, todos em arquivo ÚNICO:





Livro de Coordenação Motora!








CALIGRAFIA

fonte: http://smartkids.com.br/especiais/caligrafia.html
Caligrafia

O ideal é usá-la de forma criativa. Passar a escrever com a letra cursiva pode significar um desafio e um status de prestígio para o estudante.

Aprender a redigir o nome dos colegas de classe e a letra das músicas preferidas são atividades apreciadas por toda criança.

Os exercícios nunca devem ser forçados nem cansativos. Sugira que a criançada use o caderno para escrever frases curtas em vez de palavras e letras soltas, sem sentido. Convide à tarefa mostrando que a escrita é um instrumento de expressão do pensamento que precisa ser experimentado ao máximo.

O Caderno pautado

É útil para a criança:

  • Aprimorar o controle do lápis;
  • Observar melhor o traçado das letras;
  • Diferenciar maiúsculas de minúsculas;
  • Melhorar a escrita ilegível.

Não deve ser usado para:

  • Cópias exaustivas, principalmente como forma de castigo;
  • As tarefas de casa;
  • Adequar a letra ao padrão "perfeito" e "bonito".

Confira também outros especiais relacionados:


Frases Tracejada...



A Arte com os Dedinhos
Data: 15/10/2009

http://www.pedagogia.com.br/atividade.php?id=202


Material:

- Tinta (que sai na água)

- Canetinha

- Folha para desenho

- Muita criatividade

Dominó dos brinquedos

Data: 30/09/2009

Modo de fazer:

- Colorir as imagens

- Colar em folha de cartolina

- Colar com contact

- Recortar os dominós

Como brincar:

- Jogar com 2 jogadores

- Distribuir as peças igualmente

- Ganha quem acabar primeiro


Contando os balões

Data: 25/09/2009

Quantos balões existem nas imagens?

Presos Soltos

I Período

Aprendendo com os brinquedos

Data: 16/10/2009








2 comentários:

Deixe seu Recadinho


Glitter Text @ Glitterfy.com

UOL Notícias





Declaração Universal dos Direitos Humanos